Alternate Text

As ações representam a menor fração do capital de uma empresa, quando um investidor comprar uma ação ele se torna sócio da empresa, chamado como acionista minoritário.

O único lugar onde negociam ações é a Bolsa de Valores, atualmente no Brasil é a B3.

A empresa para ter ações negociadas na Bolsa, ela precisa ser uma sociedade anônima e abrir seu capital, o IPO (Initial Public Offering) tradução Oferta Pública Inicial. Quando a empresa faz o IPO ela coloca ações para serem negociadas no mercado assim possibilitando a compra e venda delas.

Tipos de Ações

Ações Ordinárias (ON): O tipo mais comum de ações, ela dá o direito para o acionista de voto na eleição do Conselho de Administração da empresa.

Ações Preferenciais (PN): O acionista não tem direito a voto no Conselho de Administração, mas ele tem preferência do recebimento nos dividendos.

Dividendos

O Investidor tem duas possibilidades de lucro com as ações, a valorização dela, ou seja, o valor dela subir e ficar maior que o valor de quando comprou, e os dividendos, que são uma parcela de lucro da empresa, que é dividido de acordo com a proporcionalidade de ações que o investidor tem.

Esse pagamento pode ser mensal, trimestral, semestral ou anual, a depender do estatuto da empresa.

Por Que Investir em Ações?

As ações estão ligadas ao mercado de Renda Variável, e podem ser opções para diversificar a carteira de investimentos.

Após uma carteira bem consolidada e ajustada, escolher ações para investir é uma boa opção para quem busca rentabilizar seus investimentos.

Cuidado!!!

Algumas dicas para ter cuidado quando for investir em ações:

?Não comprar ações sem conhecer a empresa antes. É ideal ter um conhecimento da empresa que pretende investir, qual é o seguimento de mercado, como anda sua liquidez financeira, o que influencia no seu crescimento, entre outros.

?Seguir profissionais do mercado, o mercado de renda variável exige uma certificação para poder indicar ações, além de uma dedicação diária constante para poder entender e saber qual melhor ação no momento. Então não seguir conselhos de amigos, pai, tios, ou alguém com algum plano mirabolante de ganho rápido e fácil com ações.

?Não depositar todos os ovos em uma mesma cesta, essa frase vale para ir diversificando a sua carteira de ações, e não focar em apenas uma única.

?O olho do dono que engorda o gado, no mercado de ações, assim como em qualquer investimento, exige um acompanhamento diário para entender o cenário e o que pode influenciar sua ação como um todo.

Como disse Lao Tzu - “Uma jornada de mil quilômetros precisa começar com um simples passo.”

Para Quem é Recomendado Comprar Ações?

As ações são recomendadas para investidores que já tenham uma familiaridade com o mercado de renda variável, que tenham um perfil um pouco mais arrojado, visto a oscilação do mercado de ações, que buscam um ganho maior que o mercado de renda fixa mas que conhecem os riscos do mercado de renda variável. Lembrando que sua carteira de investimentos nunca dever ser feita 100% em ações, tente diversificar em FIIS, Renda fixa e ativos no exterior, etc...

O Que Você Precisa Avaliar para Comprar uma Ação?

As ações, como já explicado anteriormente, são a menor parte de uma empresa, e você adquirindo/comprando essa parte deve se atentar a algumas avaliações para não ser pego de surpresa. O ramo que a empresa trabalha (mais conhecido, como ela ganha dinheiro), quais são os riscos dela, o quanto de porcentagem ela tem no mercado que atua, sua governança, como atuam seus diretores/presidentes, o seu endividamento e a liquidez dessa ação.

Quanto Deixar de Ações na Carteira?

O tempo que a ação deve permanecer em uma carteira vai muito com o objetivo da carteira, se ela é de longo prazo ou mais de curto/médio prazo. Normalmente ações para longo prazo são ações que pagam bons dividendos, ou dividendos mais recorrentes, e de curto/médio prazo são ações que buscam valorizações nesse período, buscando um crescimento patrimonial.

Perfil Conservador Moderado Arrojado
Porcentagem de ações 5% Máximo 50% 70%