Afinal, o que é a Taxa Selic e para que serve?
A Taxa Básica de Juros, ou simplesmente Taxa Selic, possui nome de origem no Sistema Especial de Liquidação e de Custódia, parece complexo, mas esse sistema é o que permite o Banco Central do Brasil, o Bacen, transacionar os Títulos Públicos Federias e a taxa média ajustada dos financiamentos diários apurados nesse sistema corresponde à Taxa Selic.
Na prática não é necessário saber de todo o processo que origina a Selic, o importante é saber sobre a sua finalidade, pois é o que realmente impacta na vida dos Brasileiros.
Como já citado, a Selic é a Taxa Básica de Juros da economia, isso significa que todas as outras taxas são influenciadas com sua variação e isso inclui, os juros de empréstimo, financiamentos e aplicações financeiras.
A Taxa Selic é utilizada pelo Bacen como uma ferramenta de controle da inflação, dessa forma, quando a Selic sobe, todas as outras taxas de juros também amentam, principalmente as que se referem ao crédito, isso desestimula a população a pedir qualquer tipo de financiamento ou empréstimo, assim, o consumo também diminui e com um menor consume, a oferta de produtos cresce e o efeito é a queda dos preços juntamente com a inflação. O contrário também acontece, com juros baixos, a população procura mais crédito para financiar seus custos, assim o consumo aumenta.
O Bacen sempre irá alterar a Selic para cumprir as metas de inflação e juros de Política Monetária impostas pelo Conselho Monetário Nacional, por isso é sempre importante conhecer a taxa e seu valor, pois isso afeta a vida de todos os Brasileiros.