Cheque-especial, fácil de entrar, difícil de sair
Primeiro não vamos demonizar o cheque especial, está é uma ferramenta muito importante para os correntistas e pode realmente ajudar nas horas que mais precisamos. O problema realmente está em como usar o cheque-especial e quando usar.
O cheque-especial é uma ferramenta de crédito pré-aprovado que os Bancos oferecem a seus correntistas. Como é um empréstimo de alto risco de calote para o Banco, este tipo de empréstimo possui juros extremamente altos, podendo chegar a mais de 350% ao ano, por esse motivo é extremamente importante que o correntista só o utilize em casos de extrema emergência e caso use, pague rapidamente o valor que está devendo ao banco para minimizar ao máximo o pagamento dos juros.
Como não usar o cheque-especial
Como já falamos, o cheque especial é para ser usado em apenas emergências realmente importantes, dessa forma, nunca é recomendável usar esse crédito para fazer compras no shopping, aproveitar uma promoção, pagar outra divida e etc. Para quem entra no cheque-especial e só consegue cada vez mais se endividar, a única solução é pegar um empréstimo para pagar o valor devido.
Essa deve ser a última estratégia para sair o cheque-especial, afinal estar devendo nunca é o melhor caminho, mas lembre-se, financiar com uma taxa de juros menor e parcelas que caibam no bolso, com certeza é o melhor caminho para quem não tem outra escolha.
Sendo assim, é valido usar o cheque-especial em situações extremas, mas nunca é valido continuar no cheque-especial, é essencial ter responsabilidade e cuidado com dinheiro.