Como Montar a Sua Reserva de Emergência da Forma Certa.
Reserva de emergência é cada vez mais um assunto que está no dia a dia do brasileiro, e já foi até mencionado em vários Posts nossos aqui no Blog, mas afinal como montar essa tal Reserva de Emergência? Vamos ajudar nesse passo a passo para elucidar de vez esse tema e conseguir montar sua reserva.
Controle das Finanças e Gastos.
Assunto de outros Posts, é o controle das finanças e de todos os gastos o início de tudo, pois só entendendo qual o seu orçamento consegue ter uma noção do seu custo de vida mensal e de qual será a sua reserva de emergência.
O controle auxilia conseguir enxergar para realmente aonde estão indo os gastos e cortar o que realmente te atrapalha.
Se quiser saber mais sobre esse assunto, veja nosso artigo A Importância de Controlar os Gastos.
Qual Deve Ser a Sua Reserva?
Entendendo seu custo de vida mensal pode começar a calcular sua reserva, a reserva deve ser de 2 a 10 vezes seu custo de vida mensal, porque se acontecer alguma coisa possa pagar as suas contas pelo período até se restabelecer. A variação dessa quantidade vai de caso a caso, pois pode ser que tenha um trabalho com mais estabilidade e assim não exigindo tanta reserva, ou um prestador de serviço PJ que aí a reserva deve ser maior pois não conta com seguro-desemprego ou FGTS caso algo aconteça, então é importante entender suas finanças.
A média geral de reserva de emergência e que uma pessoa tenha 6 meses de reserva, mas se você quiser descobrir o seu valor de reserva de emergência ideal baixe nosso aplicativo.
Defina o Valor Mensal Que Deve Guardar.
O valor mensal para guardar deve ser praticamente todo valor que sobrar, se caso não estiver sobrando, temos os Posts de Como Criar Metas de Gastos e A Importância de Controlar os Gastos, que podem auxiliar para conseguir criar metas e gastar menos no mês.
Quando criar as metas para os gastos, crie também uma meta para a sua reserva de emergência, o quanto maior essa meta mais rápida atingirá o total da reserva, e assim dando uma tranquilidade futura.
Uma dica é para criar essa meta mensal em torno de 20%, comece por ela, e despois crie metas para seus gastos pessoais para conseguir diminuir os gastos e guardando o dinheiro necessário para reserva.
Com o controle dos gastos e conhecimento, deve criar o hábito de investir na reserva de emergência primeiro antes de começar a gastar.
Melhor Investimento Para a Sua Reserva.
Para reserva de emergência o ideal são investimentos de baixo risco e boa liquidez, caso seja necessário o dinheiro esteja rápido na conta.
Hoje o mais usado é o Tesouro Selic, isso porque é o investimento mais seguro, tem uma boa liquidez, se solicitar o resgate até as 13h ele é liberado no mesmo dia na conta, e por ele ser atrelado a Taxa Selic ele é o que menos sofre em caso de venda antecipada. Como a taxa Selic é considerada a taxa de juros que mede inflação, se caso precisar sair antes do vencimento o valor do seu investimento não perde muito.
O ideal é fazer o aporte mês a mês para atingir mais rápido o total da sua reserva de emergência.