Alternate Text

Disciplina com o cartão

Hoje no Brasil existem mais de 68 milhões de endividados, isso acontece por que o nosso país é muito desigual e possui grande parcela da população em situação de pobreza, mas existe outro fator que também contribui muito para esses dados alarmantes, a maior parcela não teve nenhum tipo de educação financeira ou orientação de como devem se comportar em relação às finanças. Esses fatores, somados com uma má gestão do orçamento se tornam fatais, cujo único resultado possível são as dívidas e o maior inimigo para essas pessoas é justamente o cartão de crédito.

Saber como gastar corretamente no cartão de crédito não é uma tarefa fácil, muitos não olham, ao longo do mês como a quantia a pagar na fatura se desenvolve e este pode ser um erro fatal. Então essa é primeira dica principal, após todo gasto com o cartão de crédito é necessário acessar a fatura e ver como está o andamento do saldo devedor e claro comprá-lo ao que está disponível em conta, para que no fechamento da fatura, o saldo devedor não seja maior que o saldo em conta.

Mais uma etapa importante é conhecer as características de seu cartão de crédito, se possui anuidade e quais são os benefícios. Estes dois fatores também são responsáveis por muitas dividas, principalmente em relação aos benefícios, já que muitas pessoas acabam gastando mais do que podem simplesmente para adquirirem as vantagens que seu cartão oferta, mas acabam se esquecendo que o maior beneficio na vida financeira de alguém é não ter dividas.

Mais uma regra importante é em relação ao vencimento da fatura, no período que antecede o vencimento, geralmente 7 dias antes, os gastos do cartão passam a ser cobrados na fatura do mês seguinte, sendo assim é possível deixar gastos para a fatura do mês seguinte. Isso deve ser feito com planejamento, claro. Já que deixar pagamentos para o próximo mês também pode gerar algum descontrole.

Uma dica para quem não consegue controlar os gastos com o cartão de crédito, é passar a utilizar o cartão débito, assim fica bem fácil de visualizar o que ainda está em caixa após cada gasto, além disso, acessar a conta bancaria cotidianamente também pode ajudar a lembrar quanto você ainda tem para gastar, anote e deixa bem visível se for necessário. Por fim, anotar tudo numa planilha, desde os gastos fixos até as variáveis pode ajudar também a verificar como está a projeção de caixa disponível para o futuro.

Então lembre-se, o descontrole com o cartão de crédito é algo que deve ser mudado o quanto antes, pois todos esses gastos podem gerar dívidas que só aumentam e a bola de neve fica cada vez mais difícil de enfrentar. Procurar um profissional, como os médicos financeiros da SeuDin, vai ajudar muito, o que não vale é tentar encarar tudo sozinho, se for necessário estamos a disposição para te ajudar.