Alternate Text

Empréstimo, o mal necessário

Aprenda a como pedir e contratar

Dificilmente alguém passa toda a vida sem ter que pedir um empréstimo. Seja para uma situação negativa, como ter que pagar uma divida ou um cenário positivo, como financiar um imóvel. Seja qual for o motivo do empréstimo, o mais importante é conseguir quitar o valor no prazo e da maneira negociada, mas para que se tenha êxito nessa parte, é necessário pesquisar as melhores taxas e prazos do mercado.

Como fazer a pesquisa?

Essa parte realmente não existe nenhum truque que ajude. O que deve ser feito é pesquisar e fazer diferentes cotações nas Instituições que oferecem crédito, cada uma dessas possuem diferentes formas de analisar os dados e diferentes planos de empréstimo, por isso é muito importante simular em todos os lugares, com certeza algum deles vai ser a opção que se enquadra melhor.

Mas é muito importante manter uma vida financeira saudável e sempre pagar as contas, fazendo isso, seu score no Serasa pode ser suficientemente alto para garantir melhores condições.

Tipos de empréstimos Consignado

Existem alguns modelos de empréstimo que oferecem ao cliente, algumas opções de redução de juros, são esse os consignados. Os empréstimos consignados possuem lastro em algum bem daquele que está solicitando o empréstimo, esse lastro pode ser firmado em um imóvel, carro, no salário, ou até mesmo em um benefício dado pelo Governo.

Crédito pessoal

Nesta opção, o cliente não precisa deixar algum bem que possui como lastro para conseguir o empréstimo, portanto, os juros costumam ser maiores do que num empréstimo consignado.

Crédito estudantil

O crédito estudantil é um modelo que financia gastos educacionais e é destinado ao Ensino Superior, por tanto possui condições especiais para solicita-lo, geralmente suas taxas são uma das mais baixas do mercado e em alguns casos também existem apoio de políticas públicas, como o FIES.

Crédito Habitacional

O crédito habitacional é para aquisição, ou reformas de imóveis, também têm condições especiais e taxas mais baixas. Uma das vantagens desse crédito, é a possibilidade de se usar o saldo do FGTS para o pagamento de até 80% do saldo devedor, caso as regras do financiamento estejam de acordo.

Crédito automotivo

Este modelo de crédito é parecido com o consignado, mas ao invés do lastro estar num bem que já é seu, estará no carro que você vai comprar, dando também uma certa garantia à Instituição credora.

Crédito consolidado

No crédito consolidado, é possível juntar diversas dividas em apenas uma única, simplificando as parcelas os juros para quem está em débito.

Seja qual for o motivo de pedir um empréstimo, é fato que se deve ter muito cuidado e ter conhecimento de tudo que está contratando, o serviço de empréstimo muitas vezes é essencial para algumas pessoas conseguirem se organizar, financiarem um imóvel ou sair de dividas, mas se for usado de maneira errada e inconsequente pode trazer apenas consequências cada vez mais negativas.