Você já ouviu falar no Real Digital? Bom, o Real Digital é uma moeda oficial do Banco Central (Bacen) e possui seu valor fixado no Real, ou seja, é uma stablecoin, uma moeda de valor estável, portanto são muito menos voláteis se comparadas ao bitcoin.
As criptomoedas se tornaram muito populares nos últimos anos, principalmente devido à valorização do bitcoin e de outras moedas digitais. O bitcoin, por exemplo, foi criada em 2008 e sua primeira transação foi em 2010, na compra de uma pizza por BTC 10.000, em 2021, no pico do valor da moeda, esses mesma quantidade valeria 690.000.000,00 de dólares.
As stablecoins, como será o Real Digital, não terão essa valorização estratosférica, nem mesmo uma desvalorização muito acentuada, isso vai acontecer pois seu lastro estará no Real, de modo que, um Real Digital sempre possua o mesmo valor de um Real.
Já é consenso na maioria dos países que uma moeda digital oficial deve trazer diversos benefícios ao sistema financeiro e de pagamentos, o objetivo é que essa tecnologia possibilite a melhorar a eficiência do mercado de pagamentos do varejo, de promover a competição e a inclusão financeira para a população ainda inadequadamente atendida por serviços bancários.
Os grandes desafios da implementação dessa moeda é justamente como será realizada a sua gestão por parte do Bacen, o que inclui desde a emissão até seu rastreamento.
As criptomoedas são tradicionalmente conhecidas por não serem rastreáveis, mas essa não será a condição do Real Digital, pelo contrário, o Bacen pretende ter ainda mais controle sobre como é utilizada essa moeda, para prevenir qualquer uso para fins ilegais, como lavagem de dinheiro e propina.
A semelhança será no armazenamento da moeda, as já conhecidas carteiras, ou wallets também estarão presentes com o Real Digital, que como os cripto-ativos também ficarão descentralizados, como a blockchain, que nasceu com o bitcoin, ou seja, não será necessário ser cliente de nenhum banco para utilizar a moeda.
Ainda são muitos passos necessários até que a moeda realmente entre em circulação para o público em geral, o que existe até agora é justamente a emissão da moeda para a realização de testes, estudos e aperfeiçoamentos. A ideia é lançar o Real Digital somente em 2024 e será um marco que promete revolucionar o Sistema Financeiro Nacional.