Alternate Text

O cartão de crédito está cada vez mais usado pelos brasileiros para pagamento de consta.  Ocorre que muitas vezes ele acaba virando um inimigo, pois acabam usando de forma errada e passando do limite do orçamento. Um problema recorrente, assim virando uma bolça de neve, ou pagando mínimo do cartão com juros altíssimos ou reparcelando o cartão de crédito.

Nesse Post, vamos dar 6 passos para ajudar a sair da reparcela do cartão de crédito.

1. Conheça a Situação Financeira.

O primeiro passo é entender a sua situação financeira, o Post - Finanças em nosso Blog pode te ajudar a ter esse entendimento, mas é de grande importância que compreenda a real situação financeira sua, vai precisar entender quais são suas receitas, todo valor que você recebe, e quais suas dívidas e custos fixos (se tem aluguel, IPTU, condomínio) e variáveis (gastos que não se repetem mensalmente, ou variam o valor mensalmente)

2. Entenda Realmente sua Divida.

O segundo passo é entender realmente o quanto você deve, para poder sair de uma vez da dívida, é olhar no extrato e ver qual o valor total da dívida do cartão, se necessário ligar na operadora do cartão e ver qual o valor final dessa dívida.

Sabendo desse valor total, consegue fazer um planejamento para pagamento.

3. Redução de Gastos Imediatos.

No terceiro passo já começa a introduzir a educação financeira com a redução imediata dos gastos, principalmente os gastos supérfluos que devem ser extintos. Um exemplo: deixar de tomar café na padaria todos os dias. Essa redução e com o controle financeiro será um ponto principal para sair dessa dívida, o objetivo com a redução é conseguir fazer sobrar um caixa maior no final do mês e conseguir pagar essa dívida.

4. Não Pague Somente o Mínimo.

Quarto passo é não pagar o mínimo do cartão, apesar de parecer bom momentaneamente, acontece que o valor não pago virá na próxima fatura, acrescido de juros, assim formando uma bola de neve, e a dívida ficando cada vez maior.

 

Lembrando que o controle dos gastos é importante para conseguir gastar somente o que ganha, a sua receita.

5. Pare de Usar o Crédito!

O ideal nesse quinto passo é parar de usar imediatamente o cartão de crédito, se possível, caso não consiga, colocar o mínimo possível, essa meta deve ser criada junto ao passo 1 e passo 6, quando estiver entendendo e organizando sua situação/vida financeira.

Mais uma vez reforçamos que o ideal é a não utilização do cartão, se necessário cancele o cartão.

6. Organização da Sua Vida Financeira.

Esse sexto passo trata da organização financeira que é realmente você cuidar da sua saúde financeira, entender todas as receitas, despesas, saber com que realmente pode gastar, o memento correto para cada gasto, ter um planejamento para não passar mais sufoco nem ficar com a dívidas maiores que que sua capacidade de pagamento. E quem sabe no futuro, usar o cartão de crédito como um aliado, e não como um problema.