Como Fazer Sobrar Dinheiro no Final do Mês.
Todos querem chegar com uma sobra de dinheiro do final do mês, mas lidar com finanças pessoais não é uma tarefa fácil para muitas pessoas. Controlar gastos, organizar, saber para onde o dinheiro está indo, isso deixa uma confusão tremenda no orçamento. Existem alguns passos que podem ajudar a entender melhor as finanças pessoais e sobrar um dinheiro no final do mês.
Organização dos Gastos.
A organização de gastos, tema já tratado em um Post nosso, é o primeiro passo para conseguir sobrar dinheiro no fim do mês, entender os gastos e saber para onde está indo é o ponta pé inicial. Conhecer seus custos fixos e variáveis, os gastos supérfluos, fazer o controle através de categorias e entender seus gastos são pontos cruciais para essa organização ajudar a sobrar dinheiro.
Priorizar Pagamentos.
Entendendo os gastos mensais, já é possível ver quais são os gastos que devem ser priorizados, gastos como Luz, Água, Aluguel, Condomínio, são gastos que devem vir em primeiro para serem pagos.
Os gastos priorizados quando estão em dia, normalmente trazem uma tranquilidade para o dia a dia.
Definir metas de gastos e zerar os não essenciais.
Já conhecendo os gastos que devem ser priorizados. Agora é primordial que sejam estabelecidas metas de gastos e que os gastos não essenciais sejam zerados ou diminuídos ao máximo.
Com as metas criadas, elas devem ser mantidas e seguidas, cada gasto de cada meta deve ser anotado para não correr risco de gastar mais que a meta. É ideal que seja criada metas para tudo, mesmos para os gastos que pareçam mais “bobos”, devem ser planilhados.
Os gastos não essenciais devem sair das finanças pessoais até conseguir ter uma organização nas finanças pessoais, lembre-se que ao não organizar e não der prioridade aos gastos essenciais, nunca conseguirá sobrar dinheiro, e não conseguira comprar as coisas que tanto almeja.
Negociar as Dívidas.
No caso de estar inadimplente ou se não estiver conseguindo pagar as dívidas, o ideal é que negocie, converse com o seu banco ou com outras instituições financeiras para conseguir uma parcela que caiba no seu bolso e não vira uma dívida muito maior. A intenção com essa negociação da dívida é buscar parcelas menores, mesmo que com o prazo maior para pagamento, sempre buscando diminuir o valor da parcela para conseguir quitar e sobrar dinheiro no final do mês.
Controle Mensal e Acompanhamento Diário.
Essa organização e esse controle das finanças pessoais devem ser feitos mês a mês, para criar o costume de sempre estar de bem com o seu dinheiro. O acompanhamento diário, em anotar tudo que gasta, dos menores aos maiores valores, devem fazer parte da sua rotina, não deixando de lado em momento algum.
DICA!!! Monte sua Reserva Financeira
Seguindo todos esses passos, conseguindo sobrar dinheiro, é hora de pensar em investir, em aplicar o dinheiro para conseguir render mais. Pense sempre antes de gastar com coisas não essenciais, se não é melhor sobrar e investir, do que aquela gasto que nem lembrará mais no dia seguinte. O controle é a chave de conseguir sobrar o dinheiro no final do mês.
Pensar no futuro para não ser pego desprevenido, deixa a pessoa muito mais preparada e tranquila na vida financeira.