Saúde impactada por motivos financeiros
No Brasil, temos uma situação que afeta a população em todo nosso território, é um problema que atinge a população há décadas e ainda não conseguimos resolver. A falta de educação financeira das pessoas faz com que além de termos parte da população com problemas financeiros, isso acabe influenciando outras vertentes da vida dos brasileiros.
Atualmente a saúde dos brasileiros é um dos pontos mais afetados e críticos que são afetados pela falta de organização financeira das pessoas. Quem já passou por momentos de endividamento sabe o quão estressante é trabalhar diariamente com esse peso nas costas tentando ter uma boa produtividade, transparecer estar tranquilo, só que com problemas financeiros e sem saber qual a resolução ideal para a sua situação.
Através de uma entrevista da G1, foram descobertos que os principais sintomas relatados foram a perda de sono pela aflição financeira (59,1%), perda de foco (54,8%), mau-humor e impaciência com colegas (20,3%) e necessidade de resolver pendências ao longo do dia (20%);
- 54,5% dos entrevistados admitem que a preocupação financeira atrapalha a vida pessoal;
- 62,3% sentem falta de energia para aproveitar o tempo com a família;
- 47,9% reclamam sentir mau-humor e falta de paciência com os entes queridos;
- 32,6% disseram ter desentendimentos com o parceiro;
- 75% percebem influência dos efeitos do estresse financeiro na saúde mental;
- Os problemas que afetaram o bem-estar mental foram a sensação de ansiedade (71,6%), pensamento constante sobre pagamentos e dívidas (64,5%), desânimo (58,3%), irritabilidade (46,7%) e medo do futuro (45,9%).
Tudo isso acaba interferindo diretamente no dia-a-dia no trabalho das pessoas. Atualmente, 84% dos brasileiros afirmam que seu desempenho no trabalho é afetado pelas dívidas (Revista Exame). Quem é gestor deve saber que isso é um problema recorrente nas empresas e que muitas vezes é um problema oculto, pois existe um grande tabu para falar de dinheiro no Brasil e as pessoas tem esse receio de se abrir com os gestores. Além disso, o colaborador não tem aonde buscar uma solução para sua situação, muito menos com quem conversar.
Para isso, a Seu Din desenvolveu o serviço ideal para as empresas ofertarem para os colaboradores que é um Benefício Corporativo de Saúde Financeira. Através dessa solução o colaborador tem acesso a um aplicativo e a Médicos Financeiros para saber como fazer a administração do seu salário da forma certa, sair das dívidas, começar a poupar e alcançar seus objetivos de forma personalizada.
Dessa forma, o colaborador tem com quem conversar sobre seu dinheiro, diminui seus problemas de saúde, consegue produzir mais e consegue ter uma boa qualidade de vida administrando seu salário da forma certa.