Tesouro Direto
Tesouro Direto é um programa do Tesouro Nacional desenvolvido com a Bolsa de Valores para negociar títulos públicos para pessoas físicas de forma 100% online.
Os investimentos no Tesouro Direto por serem garantidos pelo Tesouro Nacional são tidos como os investimentos mais seguros do país.
De uma forma mais simples, investir em Tesouro Direto é emprestar dinheiro para o Governo.
Tipos de Tesouro
São três tipos de Tesouro, pós-fixados , prefixados e híbridos.
Tesouro Selic (LFT): Título pós-fixado que acompanha a variação da taxa básica de juros.
Tesouro Prefixado (LTN): Título prefixado e o retorno é informado já na data da aplicação.
Tesouro Prefixado com Juros Semestrais (NTN-F): Título prefixado e o retorno é informado já na data da aplicação, mas duas vezes por ano são pagos o cupom, que são os juros devidos até a data do pagamento.
Tesouro IPCA+ (NTN-B Principal): Título Híbrido, que combina uma parte do retorno prefixado, taxa definida na compra do Título, e a outra parte do retorno é utilizado o IPCA (Índice Nacional de Preço ao Consumidor Amplo).
Rentabilidade
Os Títulos de Tesouro Direto, são títulos de renda fixa, mas isso não quer dizer que não possam apresentar variação ao longo do tempo.
O Tesouro Selic é o título mais usado e indicado para quem quer fazer a famosa reserva de emergência, como são pós-fixados e atrelados à taxa básica de juros, dentro dos títulos é o que tem o menor risco em caso de venda antecipada.
Liquidez
O Tesouro Direto tem a liquidação em D+0 para solicitação de resgate até às 13 horas, em dias úteis, ou seja, se solicitar dentro deste horário ele está na consta no mesmo dia. Após esse horário será de D+1, ficará disponível no dia seguinte.
Qual a Vantagem do Tesouro para Cada Tipo de Estratégia?
Temos alguns tipos de Tesouro Direto, cada um com sua forma de investimentos, como falado no tópico Rentabilidade, o Tesouro Selic é o mais indicado para quem quer fazer uma reserva de emergência. Os Tesouros Prefixados e IPCA tem o retorno garantido no vencimento, assim eles sofrem marcação a mercado, que é a variação dos preços dos títulos a cada dia, assim eles podem flutuar para cima ou para baixo.
Quando escolher o tesouro para aplicação deve ter a estratégia clara de investimento, para não correr risco de precisar retirar o tesouro em um momento de oscilação.
Para Quem é Indicado?
Para toda pessoa física que queira investir em um ativo seguro e esteja buscando um rendimento melhor que a poupança, quem busca proteção do patrimônio contra a inflação e formar a reserva de emergência.
Por Que Investir em Tesouro Direto?
Além dos motivos já elencados anteriormente, que são a segurança pois é garantido pelo governo e a diversificação pois tem vários tipos de títulos, ainda temos a liquidez, pois os títulos têm alta liquidez e podem ter recompra todos os dias e acessibilidade aos títulos porque você consegue começar a investir a partir de R$ 35,00.
Como é possível investir no Tesouro Direto com R$ 35,00 ele se torna uma ótima opção para quem quer segurança, liquidez e baixíssimo risco.